O mamute de vendas retornou esse ano para quebrar ainda mais recordes do mercado. É impossível negar: Modern Warfare é hoje a série de maior apelo popular com os jogadores hardcore. Mais ainda, é símbolo da geração HD de consoles.
Mas é injusto deixar o Wii de lado, especialmente quando o estúdio Treyarch consegue se superar mais um vez e oferecer um produto quase completo aos fãs da Nintendo. Clique abaixo e saiba porque CoD: Modern Warfare 3 no Wii merece sim sua atenção.
Jogando
O público de jogos de tiro é dividido em dois grupos: os que vêem no Wiimote uma solução superior aos analógicos e os que não aceitam o uso do ponteiro. Bem, há também o pessoal dos PCs, mas aí a disputa é injusta.
Desde o início eu via no Wii a oportunidade de jogar FPS com muito mais precisão e naturalidade e é isso que Modern Warfare 3 permite. Com tantos exemplos já lançados no console, o estúdio Treyarch não precisou reinventar a roda na hora de elaborar os controles.
Todos os ajustes de ‘Dead Zone’, velocidade de giro, olhar para cima, para baixo, enfim, estão lá e você certamente encontrará a opção ideal. Além disso, há modos pré-definidos para quem não se liga tanto nos pequenos detalhes.
Modern Warfare 3 também suporta o uso da Zapper – que é mais cosmético do que prática – e do Classic Controller. Com esse último a experiência fica idêntica aos demais consoles ou até pior já que seus analógicos nunca me pareceram muito confortáveis.
Algo que sempre sinto falta em jogos de tiro é o uso de movimentos. Obviamente que exageros incomodam qualquer um, porém é difícil entender porque estúdios não arriscam algumas mecânicas opcionais, especialmente com um arsenal tão diversificado disponível.
Até hoje me lembro de Medal of Honor: Heroes 2, um dos primeiros jogos de Wii a impressionar. Cada arma ou equipamento usava os controles de maneiras diferentes e completamente plausíveis – nada superava comandar a bateria antiaérea girando o Nunchuck.
Para quem já conhece a série Modern Warfare, a interface é mais do que familiar e sem muitos segredos. Aventura principal, Spec Ops ou multiplayer. O modo online pode causar confusão para os novatos já que há inúmeros rankings e extras a destravar, mas nada que algumas horas de experiência não resolvam.
Ponto negativo fica para a ausência do ponteiro do Wiimote na seleção de menus e opções, já que isso só pode ser feito com a alavanca do Nunchuck.
Sentindo
Se você espera comparações entre essa versão e as de consoles HD, melhor para por aqui. Estamos falando de um jogo de Wii e ele é a plataforma que serve de referência.
Modern Warfare 3 traz uma engine otimizada e é, de longe, o melhor jogo da série que o Wii já viu. Mais impressionante ainda é a quantidade de eventos simultâneos na tela. O estúdio Treyarch não quis economizar em conteúdo e você pode esperar todas as explosões e destruições que uma guerra mundial tem a oferecer.
O que por um lado é gratificante também acaba sendo o calcanhar de Aquiles do game. Com tanta coisa rolando ao mesmo tempo, MW3 engasga nos momentos mais intensos. O frame-rate jamais cai a taxas inaceitáveis e isso por si só é uma conquista. Entretanto um polimento maior nas cenas de ação ou redução aqui e ali no número de personagens poderiam aperfeiçoar o desempenho.
No geral a sua experiência será intensa e cinematográfica do início ao fim. As introduções entre fases, as sequências pré-definidas e os efeitos sonoros de tremer a TV estão acima de qualquer game do gênero.
Os mais críticos olharão torto para essa versão SD e não posso tirar a razão deles. Porém momentos como a tempestade de areia que balança ferros e placas pelo cenário ou a invasão a Nova Iorque em um enorme espaço aberto são difíceis de serem ignorados.
E pode entrar no modo online sem medo. No lançamento havia bugs e muito lag, mas com as atualizações posteriores eu posso afirmar que passei horas jogando sem nenhum problema como queda de conexão ou tiros ‘injustos’.
Brincando
A série Modern Warfare não é unanimidade entre os jogadores justamente por sua característica de progresso automático e extremamente linear. Não há espaço para exploração, você deve apenas seguir em frente e aproveitar o que a Treyarch criou.
É um tanto difícil seguir a história com tantas reviravoltas e mudanças de perspectiva, mas o jogo consegue estabelecer um ótimo clima de tensão mundial. E nessa versão chegamos ao ápice do conflito global com sequências dignas de cinema, colocando você bem no meio de eventos épicos.
O primeiro MW marcou época ao estabelecer um novo parâmetro de imersão em guerras e nesse terceiro game a fórmula se repete de forma cautelosa. Mesmo sendo divertida, a aventura principal é curta e sem grandes surpresas, memorável apenas pelas destruições um tanto inacreditáveis de símbolos mundiais.
Do outro lado da moeda está o modo online, marca registrada da franquia e melhor do que nunca no Wii. A opção Spec Ops infelizmente foi reduzida no console Nintendo. Em vez de oferecer missões extras, você enfrenta hordas de inimigos em 25 cenários distintos, começando apenas com uma pistola e obtendo dinheiro para comprar armas e habilidades melhores.
Entretanto isso é bem mais divertido e variado do que o antigo modo de Zumbis e com o uso de um headset (sem Wii Speak aqui) a experiência cooperativa online vale uma olhada.
Aos que desejam os rankings e as insígnias tradicionais, o multiplayer tradicional é a melhor pedida. Os recentes patches resolveram boa parte das questões de lag e bugs e encontrar/entrar em uma partida é fácil e rápido.
Sem notar eu gastei horas jogando pela internet, sentindo-me um tanto iludido pelo excelente sistema de recompensas. Mesmo que você vá extremamente mal em uma disputa o jogo sempre dá algo ao final para incentivar a persistência.
Seria legal ter mais modos diferenciados como os vistos em Black Ops, mas a Treyarch decidiu apenas melhorar o que já existia em Modern Warfare 2. Segurança em seguir a fórmula de sucesso, nesse caso, priva os jogadores de algo mais renovado no campo online.
Ah sim, e nada de Call of Duty Elite no Wii. Mas honestamente, alguém esperava isso?
E no final das contas…
Call of Duty: Modern Warfare 3 é a melhor versão da série no Wii. O jogo não apenas tenta ao máximo replicar a experiência HD dos consoles rivais; ele consegue impressionar pelos momentos épicos e grandiosos que forçam a caixa branca da Nintendo aos seus limites.
O modo online poderia ter mais novidades (como os modos de Black Ops), mas em termos de bugs e lag a Treyarch já resolveu boa parte dos problemas – e mesmo reduzida no Wii, a opção Spec Ops diverte mais do que o antigo Zombie Mode.
Não espera uma aventura profunda ou áreas para explorar. No modo single-player você é um espectador com permissão de interagir quando necessário. A diversão plena está nas disputas pela internet.
Quem tem o Wii como seu console favorito pode comprar MW3 sem medo. Após a rápida experiência épica da 3ª Guerra Mundial, você terá meses de diversão subindo de rankings e dominando seus amigos online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário